domingo, 22 de abril de 2012

Padre Rômulo


Você sabe quem foi o Padre Rômulo? Confira a sua biografia e conheça a sua história!


Retrato do Padre Rômulo


BIOGRAFIA DO PADRE RÔMULO NIEDERAUER ZANCHI

Padre Rômulo nasceu em Silveira Martins em 24 de março de 1908. Filho de José Tertuliano Zanchi e de Adelina Niederauer. Em 1920, começou os estudos seminarísticos em Vale Vêneto. De 1921 a 1928 fez os estudos ginasiais e filosóficos em São Leopoldo, no Seminário Imaculada Conceição dos Jesuítas. Em 1928, viajou para Roma, onde estudou Teologia na Universidade Gregoriana, obtendo o grau de doutor na mesma disciplina. Em 19 de julho de 1931 foi ordenado Sacerdote, em Roma. Em 1932 voltou ao Brasil, após ter concluído o doutoramento e viagens pela Europa, especialmente na Alemanha. No mesmo ano, aqui chegando, inaugurou sua carreira sacerdotal como vigário (coadjuntor) da Catedral, cujo cura era o Padre Caetano Pagliuca. Nos anos seguintes foi coadjutor em Cruz Alta e professor no Colégio dos Irmãos Maristas, Ginásio Cristo Redentor, pertencente então aos Palotinos e na  Escola Santíssima Trindade. De 1935 a 1938, trabalhou em Santa Maria como assistente diocesano da Ação Católica, da qual foi fundador na Diocese em 1934, exercendo paralelamente  as funções de secretário nas visitas Pastorais de Dom Antonio Reis e assistente do Círculo Operário. Em 1939, foi Vigário Coadjutor em Silveira Marins e em Nova Palma, onde permaneceu até 1941. Em 1941, foi pároco da Paroquia de Viadutos. De 1942 a 1946, foi professor de Filosofia e Teologia em São João do Polôsine (Seminário Maior Palotino), co-fundador do Seminário. De 1947 a 1950, esteve na Direção do Ginásio de Tupanciretã, do qual foi fundador, tendo retornado a Polêsine em 1951, como professor do Seminário Maior, ficando até 1954. Em 1954, veio a Santa Maria para desenvolver importantes atividades. E foi decisiva sua atuação na fundação do Colégio Manoel Ribas, tendo sido seu Diretor desde 1954 até 1963, quando passou a assumir a Direção de outro Ginásio, o Padre Caetano Pagliuca, do qual foi também fundador. Durante vário anos lecionou na Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas a disciplina de Sociologia Geral. Lecionou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, a mesma disciplina. Assumiu por vários anos a Direção do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo.

Em 1971, Padre Rômulo teve um primeiro enfarte. Recuperado, continuou na função de Provedor e Administrador do Hospital. Em 18 de abril de 1976 (Dia de Páscoa, pela manhã, após a celebração da Eucaristia, no Parque Pinhal-Itaara) às 10:30h faleceu repetinamente. A missa de corpo presente foi celebrada na Igreja das Dores, (onde atuou por muitos anos) pelo Pe. Bernardino Trevisan que agradeceu a Deus os dons concedidos ao extinto e que ele soube receber e usar para a serviço da comunidade cristã e em geral.

Padre Rômulo se destacou na nossa comunidade pela bondade, pelo trabalho, pela dedicação, pela disponibilidade e alegria de servir.
Monsenhor Ernesto Botton assim se manifestou: “o falecido não era o homem das miudezas que separam, mas o homem que cultivava aquilo que é universal, aquilo que une os valores em torno dos quais nos unimos”.

Padre Rômulo foi enterrado às 10h45min. no cemitério dos Padres Palotinos, em Vale Vêneto.

A Comunidade da Paróquia das Dores, a qual nossa Escola pertence muito lhe deve.



FONTE DE CONSULTA:

“Informações Palotinas “, abril de 1975, p. 48-51

“Informações Palotinas” , abril de 1976, p.50-51.

Nenhum comentário:

Postar um comentário